Eu, proprietário do Criadouro Guará, Professor Hélio, mesmo antes de ser criatório comercial já como amador desde 1964. Ano em que pela primeira vez colocamos filhotes de curió comendo sozinhos, coisa rara para a época. A partir daí começou-se o criadouro amador já fiscalizado pelo IBDF criando somente curiós até que em meados de 1970 passou a criar também bicudos, registra-se que toda a sua criação foi anilhada conforme a lei.

Em 1998 passou a criadouro comercial com autorização obtida somente em 2002, para criar curiós, bicudos, coleiros, canários da terra e sabias. Passa aí a formação do plantel com aves já selecionadas desde o início de sua vida de passarinheiro. Criou bicudos campeões e adquiriu outros tantos de criadores já com genética formada exemplo do Sr. Ernesto Scatena que foi um dos maiores criadores de pássaros famosos tais como: ‘Ministro’, ‘Escurinho’, ‘Zé Pretinho’, ‘Manda Chuva’, ‘Ministrinho’, ‘Flautinha’, ‘Zumbi’, ‘Sanfoninha’ etc.

Nós embarcamos nesta genética onde foi um sucesso desse criatório, já possuíamos ‘Zé Rico’ tricampeão brasileiro, ‘Meninão’ considerado por muitos um dos maiores reprodutores desta espécie. Vale ainda mencionar o bicudo ‘Trem das Onze’ que é da raça do ‘Ministro’ acima mencionado que deixou diversos campeões brasileiros de roda como: ‘Araguari’, ‘Crioulo Doido’, ‘Bhrama Extra’, ‘Folha Seca’ etc e ainda seu famoso neto hoje um dos melhores do Brasil chamado ‘Majestade’ que ainda encontra-se no nosso meio. Mencionamos ainda que este pássaro deixou muitos com canto clássico ‘Alta Mogiana’, ‘Goiano’ e todos com muita repetição, exemplo: o tricampeão ‘Dunga’ também da mesma genética. Atualmente contamos com a raça completa do famoso ‘Sobe e Desce’.

Temos pássaros esparramados pelo Brasil todo e até mesmo nos Estados Unidos onde nossos reprodutores são um sucesso. Vamos falar de outros pássaros do criatório, coleiro por exemplo temos hoje um grande plantel desta ave de canto clássicos, todos oriundos do famoso ‘Caipira’ considerado o melhor cantador da modalidade, não só canto, mas também são fibrados sendo muitos estão hoje nas rodas de todo o Brasil. Vejamos agora os canários, criamos canários mutantes que alguns dizem ‘albinos’.

Temos hoje seis cores fora o verde comum, quero salientar que quando começamos existiam somente duas cores, fizemos cruzamentos genéticos com acompanhamento de técnicos e chegamos às cores atuais que foram os primeiros deste criatório. Creio que estamos no anilhamento 4000 já que enviamos para todo o Brasil desde o ano de 1964. Criamos muitos curiós campeões tanto de canto quanto de fibra, hoje não criamos tantos, mas cumpro em dizer que temos descendentes de quase todas as raças famosas tanto de fibra quanto de canto.

Essas explicações nada mais são do que uma informação desprovida de qualquer interesse, mas gostaríamos que os amigos que as lerem, lembrem que tudo é possível desde que tenhamos vontade.

Criar sempre para não acabar!

www.criadouroguara.com.br - 2021 - Desenvolvimento: Fênix Sites